Contributo para o Plano Local de Saúde de Cascais 2025-2030
E SE...
Plano Local de Saúde (Cascais)
Na sequência de estar “em curso a fase de consulta pública do Plano Local de Saúde de Cascais 2025-2030. Este plano, construído ao longo dos últimos meses, com base em evidência científica e num processo participado por profissionais, instituições e cidadãos, propõe um conjunto de prioridades estratégicas para tornar Cascais um município mais saudável” - ver consulta e plano no link.
Social Labs para a Saúde em Sociedades Regenerativas
Contribuímos, a Joana Cruz e eu com:
“Apreciar e agradecer o trabalho realizado na elaboração do Plano Local de Saúde de Cascais 2025-2030 que esteve em consulta pública.
O documento revela um esforço importante de diagnóstico, participação das populações e partes interessadas, definição de prioridades relevantes para a saúde e bem-estar da população, nomeadamente na promoção de estilos de vida saudáveis, na prevenção das doenças crónicas e na redução das desigualdades sociais. Estes aspetos estão muito bem conseguidos e refletem dedicação, rigor técnico e compromisso com o concelho. Que celebramos.
E, ao ler o plano, sentimos falta de uma dimensão sistémica, isto é, de uma abordagem que vá além da soma de problemas e respostas setoriais, e que permita compreender as interligações entre saúde física, emocional, mental, energética, arquetípica (propósito), social e ambiental. A saúde é um fenómeno complexo e interdependente, e por isso acredito que se poderia enriquecer o plano com propostas mais integradoras que sejam laboratórios sociais que nos permitam aprender e lidar com a complexidade e incerteza.
Nesse sentido, gostaríamos de sugerir a criação de Social Labs para a Saúde e Bem-Estar em Cascais, espaços de experimentação e inovação social para:
Social Lab Organizações: Usar a Câmara Municipal de Cascais, como uma das grandes organizações do concelho, para ser um Social Lab de Bem-estar e Saúde para as Organizações e experimentar nesta área nas organizações, nos locais de trabalho na realização do propósito das pessoas e sua satisfação o trabalho (pessoas não estão satisfeitas com o seu trabalho, com as condições de trabalho e as doenças afectam as organizações e a sua capacidade de realizar o seu prop ́sito social para o bem comum);
Social Lab Unidade de Saúde Holística: Transformar um centro de saúde piloto num centro holístico, que combine medicina convencional com práticas complementares, criando um modelo de integração pioneiro no SNS. Desenhar para cuidar dos cuidadores;
Social Lab na Escola: Introduzir na escola a dimensão do Bem-estar e Saúde educando para estes temas e garantindo que todas as partes sejam cuidadas onde estão, jovens no seu desenvolvimento, professores e funcionários no suporte aos jovens e pais;
Social Lab Bairro de Saúde e Bem-Estar: como por exemplo em S. Miguel das Encostas, que funciona como laboratório vivo para práticas comunitárias de promoção da saúde em todas as dimensões.
Em todos os Social Labs:
Trabalhar explicitamente os 5 corpos (físico, emocional, mental, energético e arquetípico); por exemplo, no físico cuidar de: nutrição, movimento e descanso; no emocional: conexão e empoderamento emocional; no intelectual: aprendizagem focada nos seus interesses, treino da atenção; no energético: treino da presença, intenção e intuição; no arquetípico: propósito, valores e sentido para a vida;
Estimular os profissionais de saúde a desenvolver competências em áreas de medicina complementar e integrativa (por exemplo: yoga, meditação, macrobiótica, medicina germânica, feelings practitioner, entre outras) e oferecer à população estas duas competências e sua integração. - exemplo, cada profissional ter uma complementar; a enfermeira que ensina mindfulness; o médico que facilita biodanza; o funcionário que dá aulas yoga; o médico que pratica feelings practitioner;
Treinar/ informar/ educar para as Sociedades de Impacto e para as Sociedades Regenerativas, para navegar no desconhecido e na aprendizagem;
Cuidado Sistémico: utentes, cuidadores, local, comunidade à volta, famílias, ligação à natureza, trabalho, lazer, contribuição para o Bem-estar individual, colectivo, da vida e da Terra.
Estamos convictos de que estas propostas poderiam reforçar o excelente trabalho já iniciado, tornando Cascais uma referência nacional e internacional em inovação nesta área e começando um caminho para responder à pergunta: o que é a Saúde e Bem-estar nas Sociedades Regenerativas ?
Colocamo-nos à disposição para colaborar em próximos passos, seja em grupos de trabalho, consultas públicas, projetos-piloto ou outros.”
E SE…
“E SE…” é um espaço no canal, onde crio possibilidades de experimentação para pessoas, famílias, equipas, organizações, comunidades poderem entrarem nas Sociedades Regenerativas e experimentarem modelos diferentes de colaboração, organização, financiamento, educação, bem-estar, …
É um espaço inspirado pelo livro E SE… do Rob Hopkins, co-fundador do Movimento Transição, que a Bambual Editora publica em Português.
Neste E SE… abrem-se portas de experimentação para:
Explorar a dimensão sistémica da Saúde, articulando dos diferentes causas, áreas, disciplinas, escalas, …
Introduzir a prevenção e a actuação em cada pessoa, em cada lugar, em cada idade
Convocar todos para a questão do Bem-Estar e Sáude
Explorar nas organizações, as escolas, nos bairros, nos serviços de saúde
Cultivar a experimentação em equipas para reinventarmos o sistema de saúde e fazer com que ele seja universal
Cultivar a cultura de saúde e bem-estar a partir dos profissionais de sáúde e com uma mente sistémica
Envolver as pessoas e responsabiliza-las pelo seu bem-estar e das suas famílias (corpo social e corpo Terra)
Introduzir as dimensões dos 7 corpos em saúde
Experimentar diferentes formas de organizar - ver caso Buurtzorg
Articular bem-estar, contacto com a natureza e desporto a partir dos bairros, escola e organizações
Alimentação como fonte de bem-estar e cura



