Programa online de Introdução às Sociedades Regenerativas
Organizado pela Bambual Portugal: 22.Set a 1.Out de 2025
Bambual Portugal apresenta
Programa de Introdução às Sociedades Regenerativas
por Marco de Abreu
22 de Setembro a 1 de Outubro de 2025
Junta-te a nós para este programa de 9 horas, online.
O programa inclui:
6 sessões de 1,5 horas online (ver abaixo)
Grupo no Signal para as pessoas que fizeram o programa para suporte da comunidade
Oferta do livro “A EMERGÊNCIA DAS SOCIEDADES DE COMUNS”
Condições especiais:
10% na aquisição de qualquer livro da Bambual Portugal
10% no lançamento do livro “A EMPRESA REGENERATIVA” a lançar até 31.Dez.2025
10% adicionais nos livros (ou seja 20%):
Introdução
Vivemos numa sociedade de mercado. Neste programa vamos explorar questões como:
O que são Culturas Responsáveis e Regenerativas ?
Como construímos sociedades regenerativas ?
Em que mapas estas sociedades são baseadas ?
Como podemos evoluir de uma sociedade moderna, de mercado, para uma sociedade regenerativa ?
Como podemos aplicar estas distinções à construção de mundojogos regenerativos ?
Neste programa vamos:
aprender a identificar o contexto dos mundojogos em que participam, quais os seus propósitos, brilhantes e escondidos
experimentar o pensamento regenerativo, i.e., pensar como os sistemas vivos para desenhar mundosjogos regenerativos
identificar as estruturas meméticas que estão a operar na nossa sociedade, em todas as áreas, como exemplo, na educação, saúde, energia, transportes, financeira, entre outras.
desenhar mundojogos regenerativos
Propósito
Introduzir as Sociedades Regenerativas, em 6 sessões, online de 1,5h, durante 2 semanas
Num formato participativo, em equipa e co-criando espaços seguros que suportam a experimentação e a transformação individual
Por forma a habilitar cada um de nós a ser um agente de transformação e evolução de si próprio, das suas famílias, equipas, organizações, lugares e comunidades na direcção de sociedades regenerativas que respeitem e permitam o florescimento da Vida.
Formato
Online. Será usado uma estrutura circular, dialógica, relacional, em equipa (1, pares, trios, todos), para explorarmos este ‘território’ em conjunto, com diálogo socrático e council. As sessões são vivênciais.
Pedimos para chegares ao espaço online 5 minutos antes, por forma a começarmos a hora. A tolerância é de 5 minutos, após os quais não será permitida a entrada.
As sessões são em Português e pode haver tradução para Inglês.
Limite minimo de 6 participantes.
Datas e Horários
22, 23, 24 de Set das 19h às 20h30
29, 30 Set e 1 Out das 19h às 20h30
Investimento:
Facilitação, organização e livro: contribuição consciente no intervalo de 100 a 190 euros até ao dia 19 de Setembro de 2025. Valores com IVA.
A inscrição fica confirmada com o pagamento para
<dado de pagamentos>
Organização
Bambual Portugal
editora@bambualportugal.pt
+351 937 337 163
(chamada para rede móvel nacional)
Nós atendemos nos dias úteis, das 9h às 18h.
Sobre o Facilitador
Marco de Abreu
Autor do livro “A Emergência das Sociedades de Comuns”, 2025.
Explorador de Sociedades Regenerativas e Sociedades de Comuns. Construtor de mundojogos, empreendedor evolucionário. Tem vindo a criar projetos em múltiplos domínios — da tecnologia à transformação social — com mais de 20 aventuras, entre elas empresas como a Safira, darwin e homeostase, associações como a One Perfect Movement e a Beta-i, a cooperativa João Sem Medo – Comunidade de Empreendedores Evolucionários, e a Fundação Terra Agora.
Nasceu no Funchal em 1971, com o Atlântico como horizonte, vive atualmente em Carcavelos. É pai de três filhos, adora chocolate e anda espantado por existir.
Deformou-se em Engenharia Informática e fez mestrado em Sistemas Distribuídos no Instituto Superior Técnico, onde também frequentou o doutoramento em Engenharia e Desenho Organizacional. É praticante de Teoria Integral, Teoria U, Possibility Management e Desenvolvimento Regenerativo. Investiga modelos de governação dialógica e organizações integrais, com foco na transição para uma cultura de comuns — onde a Terra e as organizações são cuidadas, não possuídas (land and organizational stewardship).
Mais informações em www.marcodeabreu.com
Testemunhos e edições
Foram realizadas mais de 10 edições deste programa onde participaram mais de 150 pessoas no contexto do Innovations for the Future (rede de inovadores nacional), ISEG (universidade, Lisboa) e Ci.CLO (plataforma artística, Porto), ISCTE, Universidade Federal do Rio de Janeiro e público em geral.
“Entrei para o curso cheia de entusiasmo e vontade de alinhar com os valores e princípios regenerativos de todos os sistemas. Julgava, na altura, que já era muito "amiguinha do ambiente" e já fazia escolhas conscientes e com sentido. Julgava eu... mas julgava mal…
O curso trouxe uma quantidade e qualidade de informação, que me revolucionou até as células e me fez perceber o quanto, ainda há por mudar, resignificar, ajustar e cocriar, de dentro para fora, naturalmente. O curso está muito bem estruturado e organizado de modo a trazer, não apenas informação relevante e organizadora do pensamento, como nos traz práticas, que nos fazem tomar consciência do ponto onde estamos e para onde queremos caminhar. O Marco é exímio, na síntese de toda a informação e projetos que estão disponíveis. Ainda estou a integrar toda a informação recebida e a ajustar na minha vida, as mudanças possíveis, momento a momento. Sem dúvida um curso relevante para todos.”
Isabel Valente da Sete Fontes e Veganesh (2025)"Introdução as sociedades regenerativas é um curso imprescindível sobre pensamento regenerativo e sua sistematização, um ritual iniciático de auto-confronto e desconforto epistemologico que marcará indelevelmente quem nele se empenhar e beber dos ensinamentos essenciais do Marco Abreu"
Tiago da Value Flow (Outubro de 2024)
“Foi muito importante para mim perceber que existem ferramentas para gerir um projecto que tem alta complexidade, não necessariamente a nível logístico ou de execução, mas a nível de responsabilidade, valores e ética. Os mapas, as experiências e as ferramentas que o Marco nos trouxe são importantes para eu poder enquadrar e criar planos de ação, não só para os meus projectos, mas também para a forma como conduzo a minha vida.”
Testemunho de um participante na 3ª edição que terminou em Agosto de 2024.
"A primeira sessão do curso Introdução às Sociedades Regenerativas começa por um abanão que acorda, que ajuda a marcar o X no mapa onde estou, como atuo nas minhas relações, nos meus projetos, na minha comunidade. Através de novos mapas, distinções e na partilha com o outro, vão surgindo inúmeras propostas que me possibilitam fazer diferente para obter novos resultados."
Rita, Consultora Financeira (1ª edição em 2022)
Referências
A Emergência das Sociedades de Comuns, Marco de Abreu, 2025, Bambual Portugal
Design de Culturas Regenerativas, Daniel Christian Wahl, Bambual Portugal
The Cultural Creatives: How 50 Million People Are Changing the World, Paul H. Ray and Sherry Ruth Anderson
Theory U: Leading from the Future as it Emerges, Otto Scharmer
Regenerative Development and Design: A Framework for Evolving Sustainability, Pamela Mang and Ben Haggard
Directing the Power of Conscious Feelings: Living Your Own Truth, Clinton Callahan