Bem vind@s à exploração em Sociedades Regenerativas.
Este é um espaço de escrita do Marco de Abreu, praticante de Teoria Integral, Teoria U, Possibility Management, Desenvolvimento Regenerativo, entre outras práticas que estão a ser usadas na investigação-ação, no investigação-desenho, das Sociedades Regenerativas.
Neste espaço vamos explorar algumas questões e como essas questões entraram na minha vida e nas equipas onde participei. São reflexões que vem do estudo e prática, pessoal, da minha própria exploração e experiência. Podem encontrar partilhas sobre a minha caminhada, os mapas que uso, as minhas práticas pessoais, o que funcionou e não funcionou nesta caminhada.
Ao presente estou a servir (e a experimentar) nos seguintes mundojogos que actuam em diferentes dimensões/ expressões das Sociedades Regenerativas:
Co- Fundador do Centro Ecológico Alcanforado que promove a iniciação de jovens a idade adulta em sociedades regenerativas (os treinos / programas enquadram-se neste mundojogo).
Co-Fundador da Fundação Terra Agora que promove a regeneração de terrenos paras a próximas gerações, a muito muito longo prazo, através de entidades guardião - redefine o constructo de 'propriedade'.
Co-Fundador do Innovations for the Future que é uma rede de pessoas em Portugal que estão a criar projectos (gameworlds) regenerativos, que cuidam do bem comum, e.g., das suas aldeias, de floresta, de escolas, alimentação biológica.
Co-Fundador do projecto de investigação-ação PM+RD sobre Culturas Responsáveis e Regenerativas
Consultor da Terra Livre - modelos multigeracionais para conservação, restauro e regeneração de paisagens
Consultor da Vila - Escola Sustentável - escola de natureza.
Consultor da Ci.Clo - plataforma artisitca para projectos de intervenção regenerativa
Conselheiro da Eternal Forest - projecto artisitico em torno dos '1000 santuários floresta'
Conselheiro da Bambual - editora de livros em regeneração.
Experimentação com ecoaldeias em Ecovila PM+DR
O que é uma 'sociedade regenerativa' ?
Não sei. Não existe ao presente. Temos experiências, sobretudo de pequena escala, como Tamera, Biovilla ou Vale da Lama em Portugal. Temos vários mundojogos que estão a trabalhar, experimentar, algumas variáveis ou áreas (e.g. educação, energia, eventos, resíduos, produção de alimentos, floresta). E não sabemos. Talvez os países que possam estar mais perto (e ainda longe), são a Costa Rica e Butão.
Otto Schamer, inovador social e autor da Teoria U explora esta pergunta e como nós podemos evoluir desde uma 'sociedade de mercado', em conjunto, para uma 'sociedade regenerativa'.
O que são 'Culturas Regenerativas' ?
Daniel Wahl, praticante de desenvolvimento regenerativo e autor, explora o que são e como se estão a manifestar no Mundo e em todas as áreas da nossa vida individual e colectiva.
O que é 'regenerar' ?
Pamela and Ben falam de 'regenerar' como o 7º nível do pensamento em sustentabilidade, ou seja, regenerar é uma forma de pensar sustentabilidade ; outra forma de dizer é 'life system thinking' ou pensamento de sistemas vivos, é como a Vida pensa.
O que é 'desenvolvimento regenerativo' ?
É a aplicação do nível de pensamento 'regenerar', o 'pensamento em sistemas vivos', ao desenho de Lugares, de co-criação de mundojogos regenerativos, de projectos alinhados com Gaia (campo de consciência da Terra - a Terra como um sistema vivo), com a Vida, com a Terra.
Que evolução/ transformação precisa acontecer em cada um de nós para operar a partir deste nível de pensamento que cria equipas, organizações, sociedades e culturas regenerativas ?
Callahan (assim como os autores acima referidos, sendo este o foco do Callahan) fala da evolução que cada um de nós precisa fazer para criar novas possibilidades e largar o conceito de 'propriedade', para 'trabalhar em equipas baseadas em consciência' (circulares, sociocraticas), para abraçar projectos/ equipas/ organizações/ sociedades/ culturas regenerativas (que ele chama Gaian Gameworlds ou mundojogos alinhados com Gaia/ Terra, Regenerativos).
O que é 'land stewardship' ?
Como é a propriedade da terra em culturas responsáveis e regenerativas ? Para mim passa pela evolução do constructo 'propriedade' em que os Seres Humanos deixam de ser 'donos' da terra e da sua Vida, para serem participantes, cuidadores da Vida. Estou a experimentar aqui no mundojogo Fundação Terra Agora (de proprietários a guardiões da terra) e Centro Ecológico Alcanforado.
O que é 'organizational stewardship' ?
Como é a propriedade das organizações em culturas responsáveis e regenerativas ? Como gerem estas organizações ? Como se organizam ? Como tomam decisões ? Como participamos na vida da organização ?
Para mim passa pela evolução do constructo 'propriedade' e 'organização'. Cada um de nós por pertencer a uma organização cuida dessa organização e os 'donos' em cada momento são as pessoas que a servem. São organizações circulares, sociocraticas, que se auto organizam. Chamo ‘organizações de comuns’.
O que são ‘sociedades de comuns’ ?
São as sociedades que se seguem as sociedades regenerativas. Incluem e transcendem as sociedades regenerativas e mudam a relação com a propriedade, da terra, das organizações, da Vida, da Terra. O seu propósito é o bem comum, i.e., o bem estar individual, bem estar colectivo e o bem estar da Terra. Usam as ‘organizações de comuns’ como forma de organização fractal.



