Bem vind@s à exploração em Sociedades Regenerativas.

Este é um espaço de escrita do Marco de Abreu, praticante de Teoria Integral, Teoria U, Possibility Management, Desenvolvimento Regenerativo, entre outras práticas que estão a ser usadas na investigação-ação, no investigação-desenho, das Sociedades Regenerativas.

Neste espaço vamos explorar algumas questões e como essas questões entraram na minha vida e nas equipas onde participei. São reflexões que vem do estudo e prática, pessoal, da minha própria exploração e experiência. Podem encontrar partilhas sobre a minha caminhada, os mapas que uso, as minhas práticas pessoais, o que funcionou e não funcionou nesta caminhada.

Ao presente estou a servir (e a experimentar) nos seguintes mundojogos que actuam em diferentes dimensões/ expressões das Sociedades Regenerativas:

  • Co- Fundador do Centro Ecológico Alcanforado que promove a iniciação de jovens a idade adulta em sociedades regenerativas (os treinos / programas enquadram-se neste mundojogo).

  • Co-Fundador da Fundação Terra Agora que promove a regeneração de terrenos paras a próximas gerações, a muito muito longo prazo, através de entidades guardião - redefine o constructo de 'propriedade'.

  • Co-Fundador do Innovations for the Future que é uma rede de pessoas em Portugal que estão a criar projectos (gameworlds) regenerativos, que cuidam do bem comum, e.g., das suas aldeias, de floresta, de escolas, alimentação biológica.

  • Co-Fundador do projecto de investigação-ação PM+RD sobre Culturas Responsáveis e Regenerativas

  • Consultor da Terra Livre - modelos multigeracionais para conservação, restauro e regeneração de paisagens

  • Consultor da Vila - Escola Sustentável - escola de natureza.

  • Consultor da Ci.Clo - plataforma artisitca para projectos de intervenção regenerativa

  • Conselheiro da Eternal Forest - projecto artisitico em torno dos '1000 santuários floresta'

  • Conselheiro da Bambual - editora de livros em regeneração.

  • Experimentação com ecoaldeias em Ecovila PM+DR



O que é uma 'sociedade regenerativa' ?
Não sei. Não existe ao presente. Temos experiências, sobretudo de pequena escala, como Tamera, Biovilla ou Vale da Lama em Portugal. Temos vários mundojogos que estão a trabalhar, experimentar, algumas variáveis ou áreas (e.g. educação, energia, eventos, resíduos, produção de alimentos, floresta). E não sabemos. Talvez os países que possam estar mais perto (e ainda longe), são a Costa Rica e Butão.

Otto Schamer, inovador social e autor da Teoria U explora esta pergunta e como nós podemos evoluir desde uma 'sociedade de mercado', em conjunto, para uma 'sociedade regenerativa'.

O que são 'Culturas Regenerativas' ?
Daniel Wahl, praticante de desenvolvimento regenerativo e autor, explora o que são e como se estão a manifestar no Mundo e em todas as áreas da nossa vida individual e colectiva.

O que é 'regenerar' ?
Pamela and Ben falam de 'regenerar' como o 7º nível do pensamento em sustentabilidade, ou seja, regenerar é uma forma de pensar sustentabilidade ; outra forma de dizer é 'life system thinking' ou pensamento de sistemas vivos, é como a Vida pensa.

O que é 'desenvolvimento regenerativo' ?
É a aplicação do nível de pensamento 'regenerar', o 'pensamento em sistemas vivos', ao desenho de Lugares, de co-criação de mundojogos regenerativos, de projectos alinhados com Gaia (campo de consciência da Terra - a Terra como um sistema vivo), com a Vida, com a Terra.

Que evolução/ transformação precisa acontecer em cada um de nós para operar a partir deste nível de pensamento que cria equipas, organizações, sociedades e culturas regenerativas ?
Callahan (assim como os autores acima referidos, sendo este o foco do Callahan) fala da evolução que cada um de nós precisa fazer para criar novas possibilidades e largar o conceito de 'propriedade', para 'trabalhar em equipas baseadas em consciência' (circulares, sociocraticas), para abraçar projectos/ equipas/ organizações/ sociedades/ culturas regenerativas (que ele chama Gaian Gameworlds ou mundojogos alinhados com Gaia/ Terra, Regenerativos).

O que é 'land stewardship' ?
Como é a propriedade da terra em culturas responsáveis e regenerativas ? Para mim passa pela evolução do constructo 'propriedade' em que os Seres Humanos deixam de ser 'donos' da terra e da sua Vida, para serem participantes, cuidadores da Vida. Estou a experimentar aqui no mundojogo Fundação Terra Agora (de proprietários a guardiões da terra) e Centro Ecológico Alcanforado.

O que é 'organizational stewardship' ?
Como é a propriedade das organizações em culturas responsáveis e regenerativas ? Como gerem estas organizações ? Como se organizam ? Como tomam decisões ? Como participamos na vida da organização ?
Para mim passa pela evolução do constructo 'propriedade' e 'organização'. Cada um de nós por pertencer a uma organização cuida dessa organização e os 'donos' em cada momento são as pessoas que a servem. São organizações circulares, sociocraticas, que se auto organizam. Chamo ‘organizações de comuns’.

O que são ‘sociedades de comuns’ ?
São as sociedades que se seguem as sociedades regenerativas. Incluem e transcendem as sociedades regenerativas e mudam a relação com a propriedade, da terra, das organizações, da Vida, da Terra. O seu propósito é o bem comum, i.e., o bem estar individual, bem estar colectivo e o bem estar da Terra. Usam as ‘organizações de comuns’ como forma de organização fractal.

Avatar de User

Subscribe to Marco de Abreu

Explorador em Sociedades Regenerativas

People

Explorador em Sociedades Regenerativas. Praticante de teoria integral, teoria U, possibiity management, desenvolvimento regenerativo e outras práticas como permacultura, art-of-hosting, sociocracia 3.0, open learning e macrobótica.