Worktalk Land Stewardship
Online. 12.Fev.2026. 12h às 14h.
Oficina-Palestra Guardinagem da Terra
(ou Cuidar da Terra)
Por Marco de Abreu
Data: 12.Fev.2026
Hora: 12h às 14h (duração de 2 horas)
Formato: online
Oficina-palestra (worktalk) porque vamos conversar e experimentar algo. É uma combinação de uma oficina (workshop) e de uma palestra (talk), são sendo uma nem outra. Vamos seguir com as perguntas que estão vivas no espaço.
Guardinagem da Terra (Land Stewardship) significa que, não sou o proprietário da Terra, sou participante na Vida da Terra e em conjunto com os outros Seres Vivos, sou cuidador da Terra, para mim, para toda a Vida, presente e futura. Guardo a Terra, no sentido em que honro o legado que recebi, e com a minha vida, crio legado - o mesmo ou melhor do que recebi - para as próximas gerações.
A cultura moderna usa o constructo de propriedade como um dos seus pilares fundamentais: propriedade pública (de um estado), a propriedade privada (de um indivíduo), a propriedade colectiva (de um grupo de pessoas) e a propriedade de comuns (e.g. que não tem proprietário). É um dos seus constructos principais que estrutura as sociedades tradicionais e as sociedades de mercado - a propriedade de comuns é um constructo da sociedade de impacto.
Como posso fazer Guardianagem da Terra numa sociedade que usa o constructo de propriedade ?
Que modelos existem/ estão a ser experimentados ? O que funciona e o que não funciona nesses modelos ?
O que distingue estes modelos de um contrato de aluguer ou exploração da terra/ propriedade ?
Temos que ter sempre um proprietário ? E qual a sua influência na gestão do projecto que se executa nessa terra/ propriedade ?
É possível ter modelos de governação separados da propriedade da terra e dos capitais nacessários para a adquirir e manter ? Se sim, quais ? Se não, porquê ?
Como está relacionado com o Organizational Stewadship ?
São algumas das questões que me foram fazendo ao longo dos vários anos em que fui estudando e trabalhando este tema, por exemplo, na Fundação Terra Agora, na Associação Terra Livre, no Centro Ecológico Alcanforado e em outros mundojogos.
Investimento: contribuição consciente no intervalo de 10 a 20 eur (valor médio de 15 eur) por pessoa
O pagamento confirma a inscrição. Após o pagamento a pessoa irá receber o link para a sessão, que será gravada. Enviar comprovativo do pagamento para o email marco@marcodabreu.com.Dados de pagamento
Marco de Abreu
MBWAY: 932507571
IBAN: PT50 0035 0023 00006441630 07
Paypal: marco.p.abreu@gmail.com



