projectos regenerativos como polos de atração
O fenómeno não é novo, determinados projectos (gameworlds) tem a capacidade de atrair pessoas e dinamizar comunidades e economias locais. Ao longo da história podemos vir isso em projectos de fábricas, minas, conventos, palácios reais, Igrejas e fenómenos espirituais. O que acontece é que quando estes projectos acabam tende a acabar a comunidade: o exemplo da industria automóvel é um bom exemplo disso, quando as fábricas fecham, toda uma comunidade desaparece. São sobretudo gameworlds de economia 1.0 e 2.0 - não criam capacidade e resiliência local. Tendem a gerar retorno económico e social.
Um padrão emergente é o aparecimento de projectos regenerativos (gaian gameworlds) que fazem emergir comunidades vibrantes a volta e que co-criam novas valências, seguindo a forma de pensar que deu origem ao projecto original. Os gameworlds não regenerativos são ‘jogos finitos’, parasitas da Terra. O gameworlds regenerativos são ‘jogos infinitos’ (ou tem esse potencial) e geram condições para a Vida. São de economia 3.0 e alguns com sinais de 4.0. Outra característica deste tipo de gameworlds é que tem retorno em vários áreas como ecológico, social, humano, construído e económico. E estão interligados (ou começam a estar) com as comunidades locais.
Em Portugal estamos a ver surgirem vários destes projectos que começam a co-criar comunidades vibrantes a sua volta e isso acontece há mais de 2 décadas.
> Festival Boom (empresa goodmood) na Idanha-a-Nova
Há quase duas décadas em Idanha-a-Nova, este festival sustentável, é ponto de tração de novas famílias para a região ajudando a combater a desertificação humana do interior, criando espaço para muitos outros projectos emergente em, por exemplo, agricultura biológica, ecoaldeias e escolas.
Entrevista com Artur Mendes (Boom), Ema Magalhães (Casa do Aldeão) e Nitzan Margalith (ecoaldeia spirala)
> Aldeia da Cerdeira Criativa (família Serra) na Lousã
Uma família fazia férias nesta aldeia da Serra da Lousã. Da sua paixão resulta este projecto de recuperação de uma aldeia de xisto. E uma nova aldeia emerge com o projecto Silveira Tech. É já um polo de atração de pessoas para a zona.
> Tamera (ecoaldeia) e Monte Sahaja (centro espiritual) em Odemira
Estes dois projectos atraem pessoas para Odemira. Podemos ver muitos projectos de ecoaldeias a surgir, produção biológica e agricultura regenerativa, activismo, desenvolvimento local, em particular em São Luis. E que se expande por uma boa parte da Costa Vicentina, incluindo Aljezur e Monchique.
Entrevistas com André Vizinho (regenerativa), Rita Fouto (café nativa), Jose Donado (centro co-re), Joel Barros (tamera), Diogo Coutinho (Project Earth Odemira)
> Herdade do Freixo do Meio (produção biológica) em Montemor-o-Novo
Projecto de produção biológica que, a par de outros projectos em Montemor, como a Cooperativa Minga, a Cooperativa Coopernico, Oficina do Convento, ou o mais recente Aldeia Branca, sem esquecer o Convento das Artes, tem sido um polo de atração de pessoas para esta região do Alentejo, hoje com muita vitalidade.
Entrevistas com Jorge Gonçalves (Minga), Miguel Almeida (copérnico).
> Mertola Lab em Mertola
Numa região que enfrenta fortes desafios de desertificação do território e perca de população surge este projecto que com a Associação Terra Sintrópica e acção municipal tem criado condições para atrair pessoas para a região e experimentar formatos novos.
Ver entrevista com Marta Cortegano.
> Vale da Lama em Lagos
Um projecto pedagócio em sustentabilidade no Algarve há mais de 2 décadas, centro de referência em Permacultura e ‘show room’ de práticas regenerativas, seja na produção de alimentos, construção e governação. Tem estado a experimentar um ecoresort.
Ver entrevista com a Nita Barroca.
> Biovilla em Palmela
Um centro de desenvolvimento regenerativo na Serra da Arrábida em Palmela com mais de 15 anos que tem sido o epicentro de uma comunidade vibrante e que atrai cada vez mais pessoas para esta região.
Ver entrevista com o Filipe Alves.
I4F - Innovations for the Future
'Crowd’ comes from the map //
'Multidão' vem do mapa * microsolidarity.cc
Group Telegram 'I4F - Crowd Events': https://t.me/i4fcongregationevents
Group Telegram 'I4F - Funding Opportunities': https://t.me/i4ffundingopportunities
Directoria partilhada // Share folder
Blog: https://innovationsforthefuture.blogspot.com/
Website: www.innovationsforthefuture.org
Copyright (C) 2024 Innovations for the Future. All rights reserved.
Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe