Distinções
Distinções do livro "A Emergência das Sociedades de Comuns"
Nesta unidade, resumo algumas distinções apresentadas no livro, para facilitar a consulta. Não é uma lista completa com todas as distinções, antes as mais usadas e/ou menos comuns.
5 corpos. Os Seres Humanos tem 5 corpos. O corpo físico, tem orgãos (e.g. coração, pele) com sensações (e.g. fome, calor). O corpo intelectual tem uma mente que pensa (e.g. pensamentos, opiniões, julgamentos) e faz operações (e.g. compara, calcula, analisa). O corpo emocional que tem emoções (e.g. culpa, vergonha) e sentimentos (e.g. raiva, medo, alegria, tristeza). O corpo energético que tem presença, intenção, atenção, entre outros. O corpo arquetípico que tem propósito e princípios. Esta distinção permite expandir o que significa Ser Humano. Tem origem no Possibility Management.
Bens comum. São os bens físicos (e.g. água, solos, ar) e não físicos (e.g. educação, saúde, cultura) que são de todos os comuns (e da Vida).
Comuns. Somos todos nós. Somos os co-criadores e beneficiários das Sociedades de Comuns. As Sociedades de Comuns evoluem a partir das Sociedades Regenerativas.
Estado líquido. Cada um dos 5 corpos tem um estado líquido. Por exemplo, dor de cabeça no físico, isolamento no emocional, perda de memória no intelectual, estagnação no energético ou medo existencial no arquetípico. O estado líquido sinaliza a transformação, i.e., a transformação de uma forma para outra, como o transformar lingotes de ouro em moedas de ouro acontece através de tornar o ouro líquido. Os seres humanos também se transformam através de estados líquidos. Tem origem no Possibility Management.
Holon. São todos-parte, ou seja, são ao mesmo tempo um todo e como todo, fazem parte de outro todo. Um átomo de hidrogênio é um todo. Quando se junta a outro átomo de hidrogênio e a um de oxigênio cria o todo molécula de água. Ou seja, o hidrogênio é um todo e é, ao mesmo tempo, uma parte da molécula de água. As células. Os orgãos. As pessoas. As árvores. São todos-parte. Os todos partes evoluem em complexidade. Átomo. Molécula. Célula. Organismo. Diz.se que são uma holarquia (que se distingue das hierarquicas). Tem origem na Teoria Integral. Termo cunhado pelo filósofo e escritor Arthur Koestler no seu livro “The Ghost in the Machine”.
Mapas de pensamento. São as estruturas meméticas que uso para pensar sobre um determinado tema. É com estas estruturas que interajo com o mundo. Se para mim a “Terra é Plana”, a minha forma de agir (mexer, pensar, sentir, vibrar e significar) será feita a partir deste mapa. Tem origem no Possibility Management.
Memes. São as mais elementares formas de pensar que influenciam a forma de pensar e o sentir. Exemplo: “Eu não presto para nada”. “Raiva é mau”. “Eu sou superior aos animais”. “Eu sou o dono da terra”. As estruturas meméticas são o conjunto de memes que se aplicam a determinados contextos (e.g. relação, trabalho, família). Tem origem no Possibility Management. Termo cunhado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, no seu livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta).
Mundojogo. Do inglês gameworld. É a forma como, 2 ou mais, Seres Humanos trocam valor. Uma relação é um mundojogo. Uma família. Uma empresa. Um Parlamento. Os CTT. os bancos. Os países, como Portugal. As culturas. As Sociedades. A ONU. A União Europeia. Podem ser finitos ou infinitos. Tem contexto, propósito, regras de adesão e participação. Podem ser degenerativos ou regenerativos. As pessoas que constroem os mundojogos são os construtores de mundojogos. Tem origem no Possibility Management.
Níveis de consciência. São estruturas meméticas que moldam a nossa consciência. São uma holarquia de memes que se constroem umas sobre as outras. O nível seguinte constroi-se sobre o nível anterior. Tem origem na Teoria Integral.


